iracema
A) HISTÓRIA
1)Quando Iracema encontra Martim
2)Iracema trair o compromisso de virgem vestal, sacerdotisa da tribo e portadora o segredo da Jurema o segredo da fertilidade dos Tabajaras.
3)Quando Irapuã encontra Martim e Poti travando-se um combate entre os tabajaras e os melhores Pitiguaras, conduzidos por Jacaúva, irmão de Poti.
4)Uma espécie de conciliação entre o branco e o índio, na medida em que romantiza a dominação de um povo pelo outro. Dessa forma insere nos códigos artísticos do romantismo europeu a temática do processo de colonização do pias. Com a obra se inaugura o mito heroico da pátria, da natureza indianista.
B) TEMPO
1) O livro começa com a parte final da história de Iracema: Martim, a criança Moacir – seu filho com Iracema e um jangadeiro partindo das terras do Ceará rumo à Portugal, logo após a morte de Iracema. Martim está triste com a morte da esposa. Essa parte não apresenta o inicio do caso de Martin e Iracema. Segundo a ordem cronológica da historia, esse capitulo deveria se situar no final.
C) ESPAÇO
1) Podemos verificar quando Martim ficava olhando para os horizontes infinitos do mar, isso significava para ele a saudade de sua gente.
2) Campo dos tabajaras ficava a taba do pajé Araquém, pai de Iracema.
Iracema colhia frutas, passeava pelos campos, arrumava à cabana, sempre na expectativa da volta de Martim.
Martim resolveu procurar um lugar afastado para morarem. Puseram-se a caminho o casal e Poti, que fez questão de acompanhá-los. Acharam um local apropriado.
Em uma praia vivem Martim e Iracema e onde nasce Moacir
A) Não, em todos os momentos o narrador exalta a floresta e a praia de acordo com suas belezas.
B) Pode significar a invasão (colonização) portuguesa nas terras indígenas.
D) PERSONAGENS
1) Iracema- A virgem dos lábios de mel, que tinha cabelos negros e bem longos, tinha um sorriso amável, era rápida, corria pelo sertão e nas matas do Ipu, era de grande nação tabajara, filha