Lista 1
1. Introdução
1.1. Conceitos:
Estatística: é a coleção de métodos para planejar experimentos; obter, organizar, resumir, analisar e interpretar dados e, a partir deles extrair conclusões.
A estatística está dividida em três áreas: Estatística Descritiva, Probabilidade e Inferência.
População: é todo o conjunto de elementos portadores de uma característica comum.
Amostra: é um subconjunto finito de uma população.
Variável: propriedade que identifica, caracteriza, descreve, qualifica ou organiza. Pode ser classificada em:
Qualitativa: distingue os informes em função de suas propriedades, atributos ou condições. Exemplos: Cor de olhos (castanho, azul, verde etc); Conceito para filmes (ótimo, bom, ruim etc). Pode ser classificada em:
Nominal quando indicam categorias mutuamente exclusivas (como sexo, religião, nacionalidade e todas as questões cuja resposta é sim ou não)
Ordinal quando indicam possição hierárquica ou sequência classificatórica (como classes sociais, lista de concursos)
Quantitativa: expressa alguma propriedade mensurável do evento de interesse. Em geral resulta de medição, enumeração, contagem ou calculo. Exemplos: peso, estatura, número de filhos, idade etc. As variáveis quantitativas podem ser classificada em:
Discreta: aquela que só pode assumir determinados valores, geralmente números naturais. Exemplos: numero de filhos, numero de alunos na sala
Contínua: aquela que pose assumir qualquer valor, em geral números reais. Exemplos: estatura, peso etc.
2. O método estatístico
2.1. Conceito
É um conjunto de meios dispostos convenientemente, especialmente adaptados à elucidação de dados sujeitos a influência de uma multiplicidade de causas.
2.2. Fases
I. Planejamento
No planejamento é feita a delimitação do problema, a construção do objetivo, a elaboração do cronograma de atividades, a planilha de custos, a determinação da população e da amostra (se for o caso), como os dados serão analisados