Liquidacao De Empresa
FACULDADE DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS
CADEIRA- CONTABILIDADE GERAL II
TEMA: SISTEMAS DA CONTABILIDADE
DISCENTE
Baltazar Davane Sumbuleiro
Introdução
O trabalho a pedido do docente da cadeira de contabilidade geral II, visa abordar aspectos relacionados com: liquidação de empresas, dissolução, contabilização, aplicação, partilha onde engloba o balanço de partilha, imputação do capital próprio, partilha do remanescente e por fim e não menos importante a síntese gráfica.
Liquidação é o conjunto de actos destinados a realizar o activo, pagar o passivo e destinar o saldo que houver para proceder-se a partilha imediata pelos sócios dos haveres sociais e a transmissão global de todo património para um ou mais sócios.
O trabalho tem como importância elucidar de uma forma abrangente aos estudantes a tamanha relevância do tema em estudo, neste caso intitulado liquidação de Empresas de modo que possam aperfeiçoar na prática e contribua para o seu bom desempenho tanto na vida estudantil como profissional.
É de galvanizar que referer-mos-em os apenas a liquidação das sociedades, mas tudo quanto ficar dito, e não estiver prejudicado, se pudera entender para liquidação do património de um comerciante em nome individual, caso em que o remanescente será entregue ao comerciante que cessou a sua actividade ou será partilhado pelos seus herdeiros ou legatários. A liquidação tem pois, por finalidade, reduzir o dinheiro do activo para que possam ser pagos os credores.
Liquidação: Conceito
Dissolução
É muito comuns sociedades de grande sucesso passarem por crises que levam a sua dissolução, entretanto são muitas as causas que levam com que as sociedades sejam elas pequenas ou grandes possam incorrer a riscos visto que o mundo dos negócios e feito de incertezas, nesta ordem de ideias referir que as sociedades nascem, vivem e morrem.
Dissolução constitui um conjunto de actos visando como objectivo