Lipídeos
Os lipídios constituem um grande grupo de compostos orgânicos em que são incluídas as gorduras. Além delas, existe uma variedade de outros lipídios, como óleos, ceras, fosfolipídios e esteróides. As propriedades comuns dessas substâncias são a insolubilidade em água e a solubilidade em solventes orgânicos, como álcool, benzina, éter, clorofórmio e acetona, além da capacidade de utilização pelos organismos vivos. Em sua constituição química existe a associação entre moléculas de ácidos graxos que se unem às moléculas de um álcool chamado glicerol.
Funções dos lipídios
Os lipídios desempenham diferentes funções biológicas. Atuam na reserva energética de diversos organismos, são componentes estruturais das membranas celulares, agem como isolante térmico e elétrico e também podem apresentar função hormonal.
A vantagem de armazenar energia nas moléculas lipídicas, como os triglicerídeos, deve-se ao maior acúmulo de energia calórica nesses compostos. Enquanto as moléculas de gordura acumulam cerca de 9 kcal/g, os carboidratos acumulam apenas 4 kcal/g. Portanto, as gorduras possibilitam que a energia seja armazenada em menos da metade da massa corporal que seria necessária para armazenar a mesma quantidade de energia em carboidratos. Essa característica é fundamental para muitos animais, permitindo a mobilidade e a manutenção da temperatura corporal.
Classificação dos lipídios
1. Cerídeos: são as ceras que impermeabilizam as peças florais (pétalas e sépalas), as folhas e a casca dos frutos. Nos animais, podem-se citar como exemplos as ceras que as abelhas produzem e a formação do cerume que protege o canal auditivo humano.
2. Glicerídeos: são lipídios simples encontrados nos alimentos de origem vegetal e animal. Nos vegetais, são os óleos existentes principalmente nas sementes (amendoim, milho, girassol, algodão, etc.); nos animais, são os triglicerídeos (gordura)