ffvf
FATO SOCIAL, AÇÃO SOCIAL E CLASSE SOCIAL – OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Imaginemos algumas situações que qualquer indivíduo enfrenta no dia a dia de uma sociedade moderna.
Primeira situação: uma eleição para prefeito da cidade. Nela, o eleitor deve votar em alguém que será seu representante por vários anos. Como ele define seu voto? Em quem o eleitor irá depositar sua confiança para representá-lo no governo da cidade?
Provavelmente, ele definirá seu voto conversando com outras pessoas, lendo jornais, revistas, pesquisas de opinião, etc. A partir das pesquisas eleitorais poderá chegar à conclusão de que o candidato mais indicado nas pesquisas deve ter seu voto, pois, se muitas pessoas confiam nele, é sinal de que deve ter algumas qualidades importantes para o cargo. De qualquer maneira, é quase certo que o eleitor definirá em quem votar tomando como base, e muito, o comportamento e a opinião dos demais eleitores.
Vejamos a segunda situação. Um aluno está cursando uma escola – uma universidade, por exemplo. Após alguns anos, ele termina o curso. O que aconteceu durante esse tempo? Ele terá mudado. Não apenas adquiriu novos conhecimentos, novas experiências, como também, ao final do curso, passa a ser identificado de maneira diferente pelas pessoas. O ex aluno se tornou médico, farmacêutico, enfermeiro, sendo reconhecido pelos outros como tal e tendo as vantagens e desvantagens de sua profissão. Ou seja, ele se transformou ao longo da convivência de vários anos com um grupo de pessoas, do qual passa a fazer parte.
Uma terceira e última situação. Não mais uma campanha eleitoral nem uma escola, mas uma fábrica. Temos um trabalhador numa determinada indústria. Suponhamos que ele conheça o dono da pequena indústria em que trabalha e que tenha até uma boa amizade com ele. Em determinado momento, porém acontece uma greve. Apesar da amizade entre o trabalhador e seu patrão, provavelmente durante a greve ambos estarão colocados em campos