Metodologia
A) Tema do Artigo?
O questionamento apontado pelo presente artigo sinaliza a importância de se analisar as relações entre a dinâmica produtiva e o mercado de trabalho, uma forma de compreensão não apenas dos instrumentais de análise da economia do trabalho, mas das evidências práticas em termos dos condicionantes e das consequências dos fatos econômicos recentes do país. Da mesma forma, a configuração do contexto formativo e profissional do secretário(a) executivo(a) aponta para o entendimento e aplicação desta ocupação no âmbito do mercado de trabalho primário.
B) Objetivo do Estudo?
Analisar a evolução da profissão de Secretariado Executivo, no contexto da dinâmica produtiva brasileira e do mercado de trabalho em geral. Revisa os elementos de destaque da dinâmica econômica e do mercado de trabalho, no Brasil, no período recente, e as peculiaridades do mercado de trabalho para o secretário(a) executivo(a). Diante das mudanças estruturais e conjunturais da economia e da possibilidade de inserção do profissional de Secretariado, pretende-se investigar a evolução do emprego, na área secretarial, em comparação à evolução do emprego total.
C) Problema de Pesquisa?
Não há problemas de pesquisa.
D) Justificativa do Estudo?
Especificamente, busca pontuar os referenciais teóricos que descrevem a relação entre a dinâmica produtiva e o mercado de trabalho e identificar alguns dos principais elementos determinantes das transformações observadas a partir dos anos 1990, no Brasil, caracterizadas pela abertura comercial, a reformulação do papel do Estado, a estabilidade de preços, as novas tecnologias, as formas atípicas de contrato de trabalho, a flexibilidade nas relações de emprego entre outras, que alteraram o mercado de trabalho.
E) Metodologia da Pesquisa do Artigo?
Para tanto, o estudo aplicado, em nível descritivo e por meio de uma abordagem quantitativa, utiliza-se da pesquisa bibliográfica na área econômica e secretarial.
Etapa II –