Lip dios
II CLASSIFICAÇÃO
III FOSFOLIPÍDIOS – ESTRUTURA E FUNÇÃO
IV GLICOLIPÍDIOS – ESTRUTURA E FUNÇÃO
CONCEITO
Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.
Ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, os lipídios não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta característica de serem insolúveis na água, e nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).
As principais fontes de energia encontram-se nos lipídeos; 1 grama de lipídeo fornece 9 quilocalorias.
Classificação dos lipídios:
Lipídios de armazenamento (neutros)
Lipídios de membrana (polares)
CLASSIFICAÇÃO BIOLOGICAS
Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:
- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
- Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
FOSFOLIPÍDIOS
Os fosfolípideos são ésteres do glicerofosfato - um derivado fosfórico do glicerol. O fosfato é um diéster fosfórico, e o grupo polar do fosfolipídio. A um dos oxigênios do fostato podem estar ligados grupos neutros ou carregados, como a colina, a etanoamina, o inositol, glicerol ou outros. As fostatidilcolinas, por exemplo, são chamadas de lecitinas.
Os fosfolipídios ocorrem em praticamente todos os seres vivos. Como são anfifílicos, também são capazes de formar pseudomicrofases em solução aquosa; a organização, entrentanto, difere das micelas. Os fosfolipídios se ordenam em bicamadas, formando