Lip deos
O que são?
É uma classe de moléculas com características anfipáticas, insolúveis em água e solúveis em compostos orgânicos. Suas funções são diversas, tais como: energia, transporte, estrutural e sinalização. Diferentemente de outras biomoléculas, os lipídeos não são polímeros e tendem a se associar através de forças não-covalentes.
Ácidos Graxos
São os lipídeos mais simples. São ácidos carboxílicos ligados a longas cadeias de carbono e hidrogênio. Há um padrão comum na localização de suas insaturações. Na maioria dos ácidos graxos monoinsaturados, a ligação dupla ocorre entre C-9 e C-10 (Δ9). Nos poli-insaturados, a sequência segue em Δ12 e Δ15, com exceção do ácido araquidônico (Δ5,8,11,14). Os ácidos graxos insaturados geralmente são encontrados em fontes vegetais, enquanto os saturados em produtos de origem animal.
Propriedades:
À temperatura ambiente, o ácido graxo de origem animal é sólido e o de origem vegetal, líquido. Isso se deve ao ponto de fusão, que está relacionado ao grau de insaturação e ao comprimento da cadeia. Ácidos graxos saturados possuem estrutura linear, permitindo que as cadeias se mantenham próximas. Isso significa que é necessário uma quantidade maior de energia para que a subtância passe para o estado líquido. Os insaturados, por sua vez, apresentam um arranjo que afasta as cadeias, tendo assim um ponto de fusão mais baixo. Resumindo: quanto menos insaturações tiver, mais baixa é a solubilidade e maior o ponto de fusão.
O nosso organismo é capaz de sintetizar muitos dos ácidos graxos a partir de outros ácidos de biossíntese, porém o ômega-3 e o ômega-6 devem ser obtidos através de dieta. São os ácidos essenciais.
O ômega-6 tem papel importante nas membranas celulares e no funcionamento geral do organismo. É precursor do ácido glinoleco e do ácido araquidônico.
O ômega-3 é importante para o funcionamento da retina e desenvolvimento cerebral de bebês. É precursor do ácido eicosapentanoico.
Os três ácidos citados são