Lip deos
-Grupo quimicamente diverso que tem em comum a característica de insolubilidade em água
-Funções - Assim como a química, as funções dos lipídeos também são diversas, dentre elas podemos destacar funções energéticas , estruturais e reguladoras
1- Ácidos Graxos
Ácidos carboxílicos com cadeias de hidrocarboneto de tamanhos variáveis, na maioria com número par de carbonos variando entre 12 e 24. O grupo carboxila constitui a região polar e a cadeia carbônica a região apolar. Podem ser saturados (somente ligações simples entre os carbonos) ou insaturados (uma, duas ou mais ligações duplas na configuração cis entre os carbonos)
Ácidos graxos essenciais
(ômega-6), presente nos óleos vegetais (soja, milho, girassol) (ômega-3) que está presente em grande quantidade nos peixes
(especialmente o salmão) e óleos de peixe
Triacilglicerol
- Molécula com função de “armazenar energia”
-Estocada no tecido adiposo
-Tecido adiposo também serve como isolante térmico
Função energética (Lipídeo de reserva nos adipócitos)
Colesterol- Principal esteróide em tecidos animais.
Molécula anfipática, constituinte de membranas animais. Serve como precursors para uma variedade de produtos com atividades biológicas: Hormônios esteróides, ácidos biliares, vitamina D, etc.
Hormônios esteróides (derivados do colesterol)
Esteróides sintéticos
LIPOPROTEÍNAS São associações entre proteínas e lipídeos encontradas na corrente sanguínea, e que tem como função transportar e regular o metabolismo dos lipídeos no plasma .A fração protéica das lipoproteínas denomina-se Apoproteína e a fração lipídica das lipoproteínas é muito variável, e permite a classificação das mesmas em 5 grupos, de acordo com suas densidades e mobilidade eletroforética:
Função estrutural
Outras funções dos lipídeos: sinalizadores intracelulares
(resposta a hormônios). Ex. GnRH, oxitocina, etc.
Eicosanóides derivados do ácido aracdônico são hormônios parácrinos.
-Prostaglandinas- funções dependentes do