ADM EM RH
A expressão Recursos humanos refere-se às pessoas que participam das organizações e nelas desempenham determinados papéis.
A Administração de Recursos Humanos é uma especialidade que surgiu a partir do crescimento e das complexidades das tarefas organizacionais.
A organização é uma coletividade formada por pessoas, que convivem em um contexto que é, a cada dia diferente e mutável.
Abordagem histórica da Administração de Recursos Humanos
Os Recursos humanos no Brasil passou por cinco fases:
a) A fase contábil (antes de 1930) caracterizava-se pelos custos da organização. Os trabalhadores eram vistos sob o enfoque contábil; comprava-se a mão de obra e portanto deveriam ser registradas as entradas e saídas desta conta.
b) A fase legal (1930 a 1950) exigiu o “chefe de pessoal”, para acompanhamento e manutenção das leis da era getulista. CLT
c) A fase tecnicista (1950 a 1965) implantou no Brasil o modelo americano com a elevação do RH para cargo de gerência. Início da industria automobilística com a figura do GRI. Novas áreas como, recrutamento e seleção, treinamento, cargos e salários, medicina do trabalho, benefícios e outros
d) A fase administrativa (1965 a 1985) como marco nas relações do capital trabalho = sindicalismo. Mudança do cargo de GRI para GRH. Mudança dos procedimentos burocráticos para ordem mais humanística (relações com sindicatos e sociedade, etc)
e) A fase estratégica (1985 até hoje) = programas de planejamento estratégico atrelados ao planejamento estratégico central das organizações. Preocupações a longo prazo com os trabalhadores. GRH eleva-se ao nível de diretoria, no nível estratégico das organizações.
Estrutura Organizacional
A Administração de Recursos Humanos é parte integrante no planejamento da organização.
Os objetivos da Administração de RH derivam dos objetivos da organização com um todo. Toda empresa tem como principal meta o desenvolvimento, a