relat rio de lip deos
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
BIOQUÍMICA
JANINE BRASIL DE ARAÚJO MORAES
MARÍLIA PANTOJA RODRIGUES
RENATA DA SILVA PAIXÃO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE CARBOIDRATOS
BELÉM
2015
JANINE BRASIL DE ARAÚJO MORAES
MARÍLIA PANTOJA RODRIGUES
RENATA DA SILVA PAIXÃO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE LIPÍDIOS
Trabalho apresentando à disciplina de Bioquímica, ministrada pela docente Danielle Feio no curso de graduação em Fisioterapia, na Universidade do Estado do Pará.
BELÉM
2015
1- Introdução: Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmica (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios). São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água. Essa característica é de fundamental importância, mesmo o organismo possuindo considerável concentração hídrica. Isso porque a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.
Todos os seres vivos possuem a capacidade de sintetizar os lipídios, existindo, entretanto, alguns lipídios que são sintetizados unicamente pelos vegetais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais.
Todo lipídeo possui ácido graxo em sua estrutura. São ácidos orgânicos, a maioria de cadeia longa, com mais de 12 carbonos. Essas cadeias podem-se apresentar na forma saturada (sem dupla ligação) ou insaturada (com dupla ligação). Quanto mais longa fora cadeia do ácido graxo e menor o número de duplas ligações, menor será a solubilidade em água.
Os estudos relacionados aos lipídeos são de grande importância, principalmente os de origem vegetal, já que são