Relat Rio De Lip Deos
Lipídeos
Disciplina: Bioquímica Geral I Turma: 4º Termo ENGAL - Noturno
Professora: Luciana Rezende Data da entrega: 26/11/2013
Nomes
R.A.
Nota
Aline Maximino Davanço
520668
Ana Paula Machado
520107
Franciely Frezarin Otaviano
519019
Rodrigo Rodrigues Evangelista
520657
Barretos
2º Semestre/2013
1) TÍTULO: Lipídeos
2) OBJETIVO: Transformação de lipídeos em saponificação.
3) INTRODUÇÃO TEÓRICA
Os lipídeos definem um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.
Por causa de sua origem em nossa alimentação, é costumeiro se ver uma classificação trivial e útil na nutrição das gorduras em gordura animal e gordura vegetal. Um exemplo de gordura animal é a banha de porco, uma gordura vegetal comum é o azeite de oliva.
Glicerídios
Constituem os óleos e as gorduras, que diferem entre si quanto ao ponto de fusão. À temperatura ambiente, os óleos são líquidos, pois um ou mais dos ácidos graxos tem predominância de insaturações na cadeia. E as gorduras são sólidas pelo fato dos ácidos graxos terem predominância de saturação na cadeia. Os glicerídios possuem elevados teores energéticos e são os principais componentes lipídicos da dieta humana.
Ácidos graxos
São ácidos carboxílicos constituídos cadeias hidrocarbonadas de quatro a trinta e seis átomos de carbono e representam uma importante fonte de energia para as células. São considerados anfipáticos por apresentarem uma extremidade polar (hidrofílica) e uma extremidade apolar (hidrofóbica).
Em temperatura ambiente (25°C), os ácidos graxos saturados de 12 a 24 átomos de carbono possuem consistência cerosa, ao passo