linha do tempo psicopedagogia
Diagnóstico e tratamento da criança.
Os educadores Itard, Pereire, Pestalozzi e Seguin começaram a se dedicar às crianças com problemas de aprendizagem. Nova abordagem já que no inicio o foco era em crianças com retardo mental.
1898 – O professor Edouard Claparéde e o neurologista François Neville introduzem nas escolas públicas as “classes especiais” para a educação e crianças comretardo mental. Primeiro registro de médicos e educadores no campo da reeducação.
Fins do séc. XIX – Formação de uma equipe médico – pedagógica. Educador:
Seguin e médico psiquiatra Esquirol (França).
Maria Montessori,psiquiatra, cria um método de aprendizagem para crianças retardadas. Posteriormente, o método Montessori foi estendido a todas as crianças.(Itália)
1920 – Áustria – Clínicas Psicopedagógicas – Orientação de professores para trabalharem com dificuldades educacionais.
1930 – Surgem os primeiros Centros de Orientação Educacional Infantil com equipes formadas por médicos, psicólogos, educadores e assistentes sociais.
1946 – Fundados os primeiros Centros Psicopedagógicos para crianças com problemas escolares e/ou de comportamento. – J.Boutonier e George Mauco.
1954 – Rio Grande do Sul – Primeiro registro de um curso de Orientação
Psicopedagógica pelo Centro de Pesquisas e Orientação Educacional (CPOE) da
Secretaria de Educação e Cultura. Coordenação – Aracy Tabajara e Dorothy Fossati.
1956 – A Universidade Del Salvador (Buenos Aires) foi a primeira a criar uma faculdade de Psicopedagogia. Enfatiza em sua formação as áreas filosófica e psicológica. Foca os problemas da aprendizagem na escola.
1967 – Rio Grande do Sul – CPOE desenvolve um curso para professores especializados no atendimento psicopedagógico das Clínicas de Leitura. Supervisor Dr. Júlio Bernaldo de Queiróz.