linha do tempo da historia social da criança
Um esboço das teorias e correntes pedagógicas contemporâneas
Crixás, 2014
MARY ELAINE DA COSTA FERREIRA NAVARRO
Um esboço das teorias e correntes pedagógicas contemporâneas
Trabalho elaborado pela disciplina Teorias Pedagógicas, sobre a orientação da professora Andressa Peres, no 2° Período de Pedagogia.
Crixás, 2014
A História da Infância e da Educação Infantil contada pela linha do tempo:
Instituições, Tendências e Personagens Importantes
SÉCULO XII SÉCULO XIII SÉCULO XIV 1737 1767 1816 1873 SÉC. XX INÍCIO
• Na arte medieval, por volta do século XII, a infância era desconhecida e não representada.As crianças eram vistas como adulto em miniatura: na sua maneira de vestir-se, na participação ativa em reuniões, festas e danças. Isso ocorria porque não acreditavam na possibilidade da existência de uma inocência pueril, ou na diferença de características entre adultos e crianças. • Século XIII – Não existia amor maternal. A família era social e não sentimental. A mortalidade era algo aceito com bastante naturidade • século XIV- surgem os anjos, representados por uma aparência de um rapaz muito jovem, educados para serem aprendizes do clero.
Crixás, 2014 • Surge então uma representação mais realista e sentimental, voltados para uma imagem religiosa, no qual se associava ao Menino Jesus ou Nossa Senhora menina, vista como infância sagrada.
As crianças eram consideradas insignificantes, pois ao morrer cedo, nem se concebia a idéia de que ela voltasse para incomodar os vivos. Essa idéia desapareceu no século XVIII, onde surgiu o mathusianismo e as práticas contraceptivas,