Linha do tempo da educação
1500 Vera Cruz – o começo de tudo
Até um pouco depois dos portugueses chegarem à costa da Bahia a educação do povo indígena era difusa, onde as crianças aprendiam imitando os adultos nas atividades cotidianas e nas cerimônias e rituais. O pajé autoridade responsável pelos valores culturais.
1549-1759 Período Jesuítico – Alfabetização
Os primeiros jesuítas chegaram em março de 1549, comandados pelo Padre Manoel de Nóbrega, quinze dias após a chegada edificaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador, e dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho educativo.onde ensinam português ou espanhol, profissões e operações mentais básicas,como contar. Teatro, canto e outras atividades lúdicas são usadas para catequizar. O Irmão Vicente tornou•se o primeiro professor nos moldes europeus em terras brasileiras.
1564 Primeiro colégio para brancos
Em 1564, a primeira escola para brancos na Bahia, pra filhos da elite colonial no regime de internato A obra se estendeu para o sul em 1570, já era composta de cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga). Três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia). Mantinham ainda cursos secundários de Letras e Filosofia, e curso superior para formação de sacerdotes de Teologia e Ciências Sagradas.
Em 1599 a pratica pedagógica pelo método da repetição , memorização e provas periódicas, aos alunos cabe anotar num caderno tudo o que o professor disser. Os colégios sofrem com a falta de professores que demoram a chegar, outros morrem em viagem ou desaparecem em passeios.
1760-1808 Período Pombalino
Por causa das diferenças de objetivos com os interesses da Corte e seu governo, Marquez de Pombal expulsar os jesuítas, e a educação foi praticamente reduzida a nada, o sistema jesuítico foi desmantelado e não foi organizado nada para continuar àquele trabalho. Os professores ficavam