linha do tempo da educação no Brasil
1500 – Os índios no Brasil eram instruídos pelos adultos, e o pajé era quem transmitia os valores culturais aos índios, cada tribo tinha o seu pajé.
1549 – Chega ao Brasil um grupo de seis padres jesuítas, chefiados pelo padre Manuel de Nóbrega. Dando início a História da Educação no Brasil, pautado no modelo europeu de educação. Quinze dias após a chegada dos jesuítas é fundada a primeira escola elementar.
1554 – Em São Pulo são fundadas escolas jesuítas, sendo o padre José de Anchieta o primeiro professor.
1556 – Começa a vigorar as “Constituições da Companhia de Jesus”, incluíam a aprendizagem do canto, da música instrumental, e o estudo profissional agrícola.
1564 – Surge o primeiro colégio para os brancos na Bahia, com regime de internato.
1575 – N a Bahia já se colava grau de Bacharel em Artes.
1599 – Elaboração do Plano de Estudos da Companhia de Jesus, a pedagogia dos jesuítas é consolidada, o método utilizado era a repetição e a memorização e provas periódicas.
1760 – Com a expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal , a educação brasileira passa a ser organizada pelo Estado, com professores pagos, utilizando livros didáticos, mas somente os filhos dos fazendeiros, dos militares e de autoridades tinham acesso à escola.
1808 – Criação de aulas avulsas de Cirurgia e Anatomia, na Bahia e no Rio de Janeiro.
1821 – Com a vinda da família real portuguesa foram abertas academias militares, escolas de direito e medicina.
1823 – Institui-se o método Lancaster. O método Lancaster, também conhecido como Ensino Mútuo ou Monitorial, teve como objetivo ensinar um maior número de alunos, usando pouco recurso, em pouco tempo e com qualidade. Foi criado por Joseph Lancaster. Lancaster amparou seu método no ensino oral da repetição e memorização, pois acreditava que esta dinâmica inibia a preguiça, a ociosidade, e aumentava o desejo pela quietude. Nesta metodologia não se esperava que os alunos tivessem “originalidade