Linha do Tempo da Educação
Taize Souza e Jeane Clara
LINHA DO TEMPO
Valença-Bahia
2014
Taize Souza e Jeane Clara
LINHA DO TEMPO
Trabalho apresentado à Faculdade Zacarias de Góes – FAZAG, turma de Pedagogia I semestre como requisito parcial avaliativo da disciplina História da Educação ministrada pela professora Silvana Alves Silva de Jesus.
Valença-Bahia
2014
PERÍODO JESUÍTICO (1549 · 1759)
CONTEXTO EDUCACIONAL
1549 - Chega ao Brasil o primeiro grupo de seis padres jesuítas, chefiados por Manuel de Nóbrega, marcando o início da História da Educação no Brasil (nos moldes europeus). É fundada na cidade de Salvador, a primeira escola elementar.
1554 · São fundadas as escolas jesuítas de São Paulo de Piratininga, tendo como seu primeiro professor o padre José de Anchieta, e a da Bahia.
1556 · É fundado o colégio jesuíta de Todos os Santos. Começa a vigorar as "Constituições da Companhia de Jesus", incluindo a aprendizagem do canto, da música instrumental e o estudo profissional agrícola.
1570 · O Brasil conta com cinco escolas elementares (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
1599. Publicação do Ratio Studiorum.
1739 · São fundados os Seminários de São José e São Pedro, no Rio de Janeiro.
1759 · Duzentos e dez anos após a chegada e de serem os únicos responsáveis pela educação no Brasil, deixam a colônia cerca de Quinhentos padres jesuítas, expulsos pelo Marquês de Pombal, Ministro de D. José I, paralisando 17 colégios, 36 missões, seminários menores e escolas elementares. O Alvará de 28 de julho determina a instituição de aulas de gramática latina, aulas de grego e de retórica, além de criar o cargo de "Diretor de Estudos". Medidas inócuas para um sistema de ensino fragmentado.
1773. Quando da supressão, contavam os inacianos com 578 e 150 seminários em todo mundo.
CONTEXTO POLÍTICO E ECONÔMICO
1500. Chega às costas brasileiras a