Os filòsofos prè- socraticos
Esses filósofos são considerados os pioneiros da Filosofia ocidental. Eles buscavam um entendimento para o primeiro princípio – arché – princípio esse que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas. Essa arché deveria estar no início, no desenvolvimento e no fim de tudo. A humanidade não avançou, pois continua a buscar esse primeiro princípio. 1. TALES DE MILETO ( 624 a. C – 547 a. C).
Seu pensamento é conhecido através de Aristóteles. Não há um único filósofo que não tenha meditado sobre o Universo.
Tales é considerado o pai da Filosofia grega e um dos sete sábios da Grécia, pensador, político, matemático, engenheiro e astrônomo. Pensou que todas as coisas estão cheias de deuses e o que Universo é animado e cheio de deuses. Admitiu que a inteligência cósmica é o próprio Deus. O espírito do mundo é Deus e a totalidade das é dotada de alma. Atribui-se a Tales a afirmação de que “todas as coisas estão cheias de deuses”. Para Tales, tudo provém da Água e a inteligência Divina tudo faz a partir da Água, a Terra flutua na Água. A Água é o princípio de tudo. Tudo provém da Água e a Água tudo haverá de retornar. Tales elaborou uma teoria para explicar as inundações no Rio Nilo, e atribui-se a Tales a solução de diversos problemas geométricos. Tales viajou por várias regiões, inclusive no Egito, onde calculou a altura de uma pirâmide a partir da proporção entre sua altura e o comprimento de sua sombra: essa proporção é a mesma que existe entre a altura da pirâmide e o comprimento da sombra desta. Esse cálculo exprime o que, na geometria, até hoje se conhece como teorema de Tales.
2. ANAXIMANDRO DE MILETO ( 547 A. C – 610 a. C)
O Ilimitado é eterno, imortal e indissolúvel. Anaximandro é parente, discípulo e sucessor de Tales, admitiu que todo e qualquer princípio deriva de um Princípio Indefinido Ilimitado e Eterno que não envelhece e é responsável pela gênese e