linguística
DISCIPLINA: LINGUÍSTICA- FUNCIONALISMO
PROFESSORA: MARIA EDNEUDA TEIXEIRA PINTO
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS FUNCIONALISTAS
Saimon Queiroz dos Santos
MARANGUAPE-CE
2014
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO:
Desenvolva os seguintes tópicos, relacionando-os aos pressupostos teóricos funcionalistas. Não se limite a transcrever o conteúdo das aulas. É importante mostrar o que você, de fato, entendeu sobre o Funcionalismo linguístico.
1. Concepção de língua.
A Linguística é a ciência que trata da língua enquanto sistema comunicativo. Com base nesse conceito, os funcionalistas lingüísticos compreendem que a língua não é um sistema autônomo, pois carece da ocorrência de situações comunicativas.
A língua é um instrumento de uso referendada pela linguagem, que é em tese toda e qualquer forma de comunicação.
NEVES (2000:03) afirma que “a língua (e a gramática) não pode ser descrita como um sistema autônomo, já que a gramática não pode ser entendida sem parâmetros como cognição e comunicação, processamento mental, interação social e cultura, mudança e variação, aquisição e evolução”.
2. Competência comunicativa.
Esta competência está intimamente ligada à questão de que como a língua é utilizada para comunicar e se de forma eficiente ela está comunicando.
A competência comunicativa vai além da própria comunicação ou expressão da comunicação. Ela se baseia nas condições efetivas do uso da língua, conforme sejam as possibilidades comunicativas existentes. Ou seja, quanto mais se fala, mais condições há de se exercer um domínio da língua satisfatoriamente.
Cada manifestação da língua faz com que ela se dinamize e atue como um interativo social linguístico. Em outras palavras, é a possibilidade de o falante codificar e decodificar a língua.
3. Relação entre componentes da Gramática: Sintaxe, Semântica e Pragmática.
Esses sistemas de regras dizem respeito às expressões linguísticas e aos padrões de interação