linguística e o ensino da lingua portuguesa
RESUMO: Este documento tem a finalidade de apresentar as linhas norteadoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa para o ensino fundamental. Possibilitando ao professor da língua Portuguesa capacidade de ampliar a linguagem da população atingida por seu trabalho. Visando conscientizar o profissional de que a sua prática avalia as potencialidade e limitações que caracterizam a expressão e a comunicação de seus alunos.
Palavras-Chaves: Parâmetros Curriculares nacionais da língua Portuguesa, potencialidades e Limitações.
ABSTRAT: This document aims to present the guiding lines of the National Curriculum Parameters of Portuguese Language for elementary education. Enabling the teacher of English language ability to extend the language of the people affected by their work. Aiming to educate the professional that evaluates the practical potential and limitations that characterize expression and communication of her students.
KEYWORD: National Curriculum Parameters of Portuguese Language, potential and limitations
1-INTRODUÇÃO:
Desde o início da década de 80, o ensino da língua portuguesa vem sido muito discutido acerca da necessidade de melhorar a educação do país. Uma das maiores dificuldades das escolas é ensinar seus alunos a ler e a escrever, tal barreira reflete num índice de pessoas alfabetizadas não muito favorável. Este obstáculo é encontrado no fim da primeira série do ensino fundamental (alfabetização) e na quinta série do mesmo (ineficiência da linguagem). Através do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), o professor encontra uma espécie de síntese mostrando um possível avanço hoje, comparado a anos anteriores. Nos anos 60, por exemplo, buscava-se no aluno o fracasso escolar; havendo lógica, visto que em parte dos discentes o ensino parecia funcionar. Nos anos oitenta, começava a circular entre os educadores livros e artigos que davam conta de uma