Relatório
ANO LETIVO 2013/2014
10º G -1º ano de formação
Escola Secundária com 3ºCEb de Cristina Torres
Curso Profissional Técnico de Análise Laboratorial
Padronização de uma solução de HCl
Nome: Cristiana Craveiro
Numero:7
Turma: 10ºG
Data: 26-04-2014
Disciplina: Análises Químicas
Módulo:5
Professores: Manuel Martinho e Paula Gonçalves
Introdução
∞ Soluções de padrão:
Uma análise volumétrica exige o conhecimento da concentração da solução reagente e uma medição rigorosa de um volume desta. Designa-se por solução padrão, toda a solução cuja concentração é rigorosamente conhecida sendo a padronização ou aferição o conjunto de procedimentos que leva á sua determinação.
Se se tratar de uma solução de uma substância primária, a concentração pode ser calculada desde que se faça a medição rigorosa da massa de substancia utilizada e desde que se conheça o volume a que se fez a diluição rigorosa.
Se se tratar de uma solução de uma substancia que não é primária, a concentração da solução tem de ser determinada ou por titulação com uma substância primária ou por titulação com uma solução de concentração conhecida (solução padrão).
Entre as substâncias primárias mais utilizadas em volumetria de ácidobase estão o hidrogenoftalato de potássio, KHC8O4H4, um ácido em solução aquosa, usado na aferição de bases, e o borato de sódio ou bórax,
Na2B4O7.10H2O, uma solução aquosa, usada na aferição de ácidos.
∞ Ácido Clorídrico, HCl
O ácido clorídrico, HCl, é um ácido inorgânico forte seu pKa e de -6,3.Isso significa que, em solução, o hidrogenião é facilmente ionizável ficando livre, fazendo com que o pH desta seja muito baixo. Na sua forma comercial também é conhecido como ácido muriático, vendido em concentrações de no mínimo 33%.
Industrialmente pode ser obtido de duas formas: aquecimento a altas temperaturas do gás do hidrogénio com o gás cloro, formando HCl na sua forma pura que é gasosa. Sendo este gás