Acne
Acne: Trata-se de uma dermatose genético-hormonal, de localização pilossebácea (glândula de sebo), com formação de comedoes, pápulas, cistos, em cuja evolução se soma processo inflamatório de maior intensidade, levando a formação de pústulas e abscessos, com frequente êxito cicatricial.
São nos folículos sebáceos que se instalam as lesões de acne, cuja patogenia esta relacionada a quatro parâmetros importantes:
- Aumento da secreção sebácea.
- Queratose do canal folicular com consequente estreitamento e retenção de sebo;
- Aumento da flora bacteriana, com exacerbaçao da atividade enzimática;
- Alteraçoes químicas de sebo (aumento dos ácidos graxos livres).
O processo inicia-se com a hipersecreção sebácea, por efeito hormonal. O hormônio testosterona estimula a 5-redutase(enzima responsável pela produção de sebo, presente na glândula sebácea). O sebo é retido na glândula formando o comedão. Com a retenção do sebo, há uma multiplicação de germes, sobretudo o PROPRIONIBACTERIUM ACNES, que produz lípase e fosfatase- liberando ácidos graxos livres- estes tem uma capacidade irritativa levando a inflamação com formação de pápulas e pústula.
De modo geral o tratamento clínico da acne é baseado na tipologia da afecção e no seu grau de acometimento. Podendo então, o seu tratamento envolver medidas higiênicas e profiláticas, até o uso de medicamentos orais e tópicos, realização de cirurgia, tratamento estético e alternativo (LIMA, 2006; MANFRINATO, 2009).
Questionário.
Estética Fácial
1. De quanto em quanto tempo deve-se fazer limpeza de pele?
2. Qual o objetivo da limpeza de pele?
3. A partir de que idade pode ser feita a limpeza de pele?
4. Quando devemos utilizar o hidratante e nutritivo?
5. Qual o objetivo da hidratação e nutrição da pele?
6. Qual o efeito do Lifting no rosto?
7. Quantas sessões de Lifting devem ser feitas?
8. Peeling pode ser feito no verão?
9. Em quantas sessões obtemos resultados com o peeling?