Linguística e oralidade
INTRODUÇÃO
Sabemos que a linguagem é qualquer sistema de signos simbólicos empregados na intercomunicação social para expressar e comunicar ideias e sentimentos, isto é, conteúdos da consciência. (Evanildo Bechara, MGB, p.28). A partir do momento em que se tem a concepção sobre a importância da linguagem para a produção da escrita, esta passa a ter novos rumos, ou seja, o produtor, sabendo que possui um interlocutor, determina o gênero textual certo, utilizando uma linguagem adequada ao leitor, enfim, a linguagem interfere na construção do sentido do texto.
Assim, a busca de conhecimentos que forneçam a base educativa para os infindáveis questionamentos sobre sua utilização, justifica-se pela relevância dos objetos de estudos (textos e gêneros textuais) que determinam o uso da linguagem como principal forma de comunicação, bem como a realidade observada dentro e fora da escola. Desta forma, por toda a experiência vivenciada na trajetória acadêmica optamos por desenvolver uma pesquisa sobre tema: Produção Textual: oralidade e escrita visando à expressividade e a eficácia da linguagem.
OBJETIVOS
Em virtude do fato de demarcar essa problemática, e mostrar que, para atingir uma produção textual esperada, é necessária a eficácia da linguagem, o grupo de pesquisa tem como interesse:
Demonstrar a relevância dos objetos de estudos (textos e gêneros textuais) na prática da linguagem e comunicação;
Promover o hábito da leitura na comunidade escolar;
Evidenciar a importância da leitura e da escrita no cotidiano do aluno.
METODOLOGIA
RESULTADOS ESPERADOS
Ciente de que existem grandes dificuldades em relação ao processo de produção de textos, esta pesquisa buscou apresentar e destacar a importância da leitura e da escrita para a construção do texto.
Estima-se que diante das atividades promotoras da oralidade como estratégia de comunicação, os educandos, bem