Linguística Francesa
Conceitos de sintaxe
Frase - Trata-se de uma estrutura construída com base numa ligação entre um grupo ou sintagma nominal e um grupo ou sintagma verbal, em que o primeiro suporta um sujeito e o segundo um predicado. A frase estabelece então uma relação entre diferentes classes, como um sujeito e predicado, um verbo e complementos; uma concordância, uma ordem e uma regência. Na mesma, ainda, é exprimido uma ação ou estado motivado por uma pessoa, animal ou objeto.
Relação - É a ligação estabelecida entre as diferentes classes inseridas numa frase (relação sintática). Pois as palavras combinam-se através de propriedades relacionais de forma a se conjugarem e darem sentido à ideia que se quere transmitir e/ou exprimir (exposta numa frase).
Classe - Esta denomina todos os elementos que compõem a frase, desde nomes, verbos, adjetivos, advérbios, proposições, determinantes, conjunções e pronomes, que se combinam entre si numa relação sintática.
Função - Define o papel que um elemento estrutural, isto é palavra ou grupo de palavras, apresenta numa frase. E a sua caracterização é feita em termos relacionais. A função sintática do sintagma ou grupo nominal é o sujeito e a função sintática do sintagma ou grupo verbal é o predicado. Dentro do predicado encontramos funções sintáticas como complementos (direto, indireto, obliquo) e atributos.
Sintagma - Também denominado por Grupo, representa as estruturas maiores na frase. Ou seja, uma frase é composta por um grupo ou sintagma nominal (GN/SN) e por um grupo ou sintagma verbal (GV/SV). Podendo ainda surgir grupos ou sintagmas adjetivais (GAdj/SAdj), adverbiais (GA/SA) e proposicionais (GP/SP). Em que o núcleo de cada um, respetivamente, é o nome, o verbo, o adjetivo, o adverbio e a proposição.
Exemplos ilustrativos e confrontos de cada conceito
Frase e sintagma: "Les enfants mangent." (frase) à SN («Les enfants») + SV («mangent»). "Paul est grand." (frase) à SN («Paul») + SV