Linguegem
Introdução
Neste trabalho iremos abordar o tema sobre “O que é uma instituição social”? Peter L. Berger e Brigitte Berger. Texto extraído do livro Sociologia e Sociedade (Leituras de introdução à Sociologia), que apresenta a linguagem como a primeira instituição social com que se depara o ser humano, você leitor, irá saber qual o papel da linguagem dentro da sociedade, qual o seu objetivo, a exterioridade, coercitividade, a moral e outros pontos importantes que a linguagem exerce sobre nós.
Peter L. Berger
Nasceu em Viena em 1929. É um sociólogo e teólogo conhecido por sua obra “A construção social da Realidade”. Teoriza a cerca da realidade como construção social. Sua maior participação aparece na sociologia da religião e assim é definido como um teólogo laico. Foi premiado pelo governo Austríaco pela sua contribuição ao estudo da cultura.
Qual é o papel da linguagem em sociedade?
Segundo o texto disponibilizado: "O que é uma instituição social?" Peter e Brigitte Berger, afirmam que sem linguagem pode-se dizer, o homem não é humano. As nossas habilidades são desenvolvidas pelo contato com outros seres humanos (andar, falar, rir, correr, usar objetos); desenvolver os pensamentos lógicos. O desenvolvimento humano e o pensamento estão inter-relacionados com a linguagem. Nos "tornamos humanos” na convivência social. É no mundo social que desenvolvemos as nossas habilidades humanas e interagimos com o outro. A linguagem como objeto de interação, pressupõe uma construção entre os sujeitos que agem por meio da própria linguagem. A linguagem é uma produção social e um instrumento de negociação de conflitos e exposição de ideias.
O texto afirma que, “a linguagem é uma instituição fundamental, porque qualquer outra instituição, sejam quais forem suas características e finalidades, funda-se nos padrões de controle subjacentes da linguagem".
As demais instituições, Estado, economia, sistema educacional, dependem dessa