Linguegem e comunicação
O presente trabalho tem a finalidade de analisar a variedade lingüística presente na fala. Para tanto, foi realizada uma entrevista com Maria Cristina, Anita Márcia e Lazaro Monteiro, funcionários da empresa Hospital Aliança. Dessa forma, será possível perceber i nível de linguagem presente no âmbito das organizações.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A palavra linguagem tem pelo menos dois significados fundamentais: a linguagem como um conceito geral; e a linguagem como um sistema linguístico específico (língua portuguesa, por exemplo). Em português, se utiliza a palavra linguagem como um conceito geral e a palavra língua como um caso específico de linguagem (JOHM LYONS, 1987).
Ao analizar o texto a linguagem é essencial para podermos nos comunicar, existindo varias formas de comunicação, como por exemplo, a própria língua, os sinais, os sons, os signos e a escrita. A língua pode variar de lugar para outro mais a forma de interpretá-la será a mesma.
Quanto à comunicação Paulo Nassar (1995, p. 18) diz que
A Comunicação Empresarial não pode ser considerada apenas uma definição de dicionário. Ou seja, simplesmente como ‘um conjunto de métodos e técnicas de Comunicação dentro da empresa dirigida ao público interno (funcionários) e ao público externo (clientes, fornecedores, consumidores, etc)’. Até porque definições como essas precisam ser sempre revistas em função das mudanças da sociedade e do ambiente empresarial
O autor quer dizer que em um cenário extremamente competitivo, em que os consumidores e clientes estão mais exigentes e dispostos até mesmo a boicotar seus produtos e serviços que não estejam de acordo com a sua filosofia de vida, forçando dessa forma as empresas a mudar seus processos internos tornando seus funcionários e fornecedores seus principais parceiros pois são eles que dentro da organização irão fazer a