Análise do Capítulo 2 do livro Linguagem e Persuasão
Publicidade e Propaganda
Ana Clara Gomes
RESENHA DA OBRA DE ADILSON CITELLI
Belo Horizonte
2013
CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão: São Paulo: Editora Ática, 2002.
Linguagem e Persuasão é o título do livro escrito por Adilson Citelli, para a série Princípios, da Editora Ática. No livro, publicado em 2004, de apenas 103 páginas, o autor aborda de forma objetiva os elementos linguísticos, discursivos e persuasivos. O livro é dividido em sete capítulos, sendo eles: Informação sem persuasão, A tradição retórica, Signo e persuasão, Modalidades, Textos persuasivos, Vocabulário crítico, Bibliografia comentada.
CREDENCIAIS DO AUTOR
Adilson Odair Citelli possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1973). Na mesma instituição realizou o mestrado (1982) e o doutorado (1990), ambos na área de Literatura Brasileira. Em 1995 fez a livre docência na ECA/USP, com tese na inter-relação Comunicação e Educação. Em 2007 foi aprovado em concurso público de professor Titular junto ao Departamento de Comunicações e Artes, da ECA/USP. É docente, sob regime RDIDP, dos programas de graduação e pós-graduação da ECA/USP, onde ministra cursos e orienta dissertações e teses nas áreas de Comunicação e Linguagem, com ênfase nas subáreas: comunicação/educação, educomunicação, comunicação/linguagem. Pesquisador 1C do CNPq. Foi coordenador do PPGCOM-USP. É autor de inúmeros artigos e livros, dentre estes destacam-se: Linguagem e persuasão (Ática, 1994); Comunicação e educação: a linguagem em movimento (SENAC, 2000); Palavras, meios de comunicação e educação (Cortez, 2006); Educomunicação.
RESUMO DA OBRA
Neste capítulo, o autor deixa claro a diferença entre retórica e persuasão. Ele explica que, retórica é o processo de estudar um modo em que a persuasão é feita em determinado discursso.
Para essa explicação, ele utiliza a obra de Aristotéles para simplificar o entendimento