animais em extinçao no brasil
Por Bruno Corrêa Barbosa
Com o constante aumento na demanda mundial por matéria prima, alimentos e energia, é inevitável a perda de florestas. Isso causa desaparecimento de espécies, o que é muito preocupante para o ecossistema brasileiro. Hoje o país enfrenta um enorme desafio na conservação da biodiversidade, mas apresenta também enormes oportunidades.
Anta - Tapirus terrestris
Foto: Bruno Corrêa Barbosa
Pesquisas indicam que o Brasil abriga mais de 20% de todas as espécies já conhecidas pela ciência, além de aproximadamente 40% das florestas tropicaisremanescentes no mundo. Assim sendo, é essencial e urgente conhecer, conservar e promover o uso sustentável.
Além do crescimento dos fatores citados anteriormente, existem outros responsáveis pelo aumento do processo de extinção, como colecionadores, lojas de animais (pet shops), zoológicos e exploradores. Depois disso a perda do habitat com degradação ambiental, catástrofes naturais, incêndios florestais, extrativismo desordenado, poluição, tráfico de animais (a segunda maior ameaça a fauna silvestre brasileira). O tráfico de animais constitui o terceiro maior comercio ilícito do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas.
Ariranha - Pteronura brasiliensis
Foto: Bruno Corrêa Barbosa
Atualmente, existem mais de 627 animais em extinção no Brasil. Em 2012, o Instituto Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente, e a Organização Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), lançaram o Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas, onde listam detalhadamente cada espécie em extinção com sua localização e nível de perigo. Veja alguns exemplos: ararinha, arara-azul, Cachorro-vinagre, Cervo do Pantanal, jaguatirica, Lobo-guará, Muriqui, Mico-leão-dourado, Onça-pintada, Tamanduá-bandeira, Tatú-canastra, Veado-campeiro, entre outros.
Onça Pintada - Panthera onca
Foto: Bruno Corrêa Barbosa
A revista cientifica Nature, no ano 2000, divulgou a existência de 25