Extinção de animais no RS e no Brasil
Nome comum: Ariranha.
Nome científico: Pteronura brasiliensis
Classificação cientifica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Subfamília: Lutrinae
Gênero: Pteronura
Espécie: P. brasiliensis
Alimentação: As ariranhas se alimentam de peixes, ovos, pássaros, mamíferos aquáticos de pequeno porte, caranguejos e répteis.
Características: A ariranha, também conhecida como lontra-gigante, é um mamífero típico da fauna brasileira, embora possa ser encontrado em outros países da América do Sul. No Brasil, encontramos estes animais em grande quantidade na região do pantanal mato-grossense e na bacia do rio Amazonas. As ariranhas vivem em grupos grandes. Uma ariranha vive, em média, 20 anos. O peso de um macho adulto é entre 30 e 45 quilos. Já uma fêmea pesa, em média, entre 20 e 25 quilos. Os machos adultos medem de 1,5 a 1,8 metros de comprimento, enquanto as fêmeas ficam entre 1,4 e 1,7 metros.
Seu habitat: As ariranhas vivem áreas de córregos e rios. Costumam viver em tocas (buracos) nos barrancos destes rios e córregos. É comum também as ariranhas fazerem suas tocas debaixo de raízes grandes de árvores. Causas de estar ameaçada: A ariranha está ameaçada de extinção (espécie vulnerável). Uma das principais ameaças é a contaminação dos rios por mercúrio, muito utilizado no processo de mineração.
Nome: Onça- pintada.
Nome científico: Panthera onca
Características: Período de gestação: 95 a 110 dias
Comprimento: em média 1,80 m (macho) e 1,40 m (fêmea)
Peso: aproximadamente 100 kg
Cor: mesclada de amarelo, preto e branco
Altura: aproximadamente 80 cm
Seu habitat: Habita uma vasta região que vai do sul dos Estados Unidos até a Argentina. Esta presente em grande quantidade nas matas e florestas tropicais do Brasil.
Causas de estar ameaçada: O motivo principal da redução do maior felino das Américas é o comércio de peles, o