Animais em extinção no brasil – causas e consequências
Uma espécie ameaçada de extinção nada mais é do que uma espécie que, segundo as pesquisas, está com um gráfico decrescente em relação ao número de animais que lhe pertencem, ou seja, ampliando-se esse gráfico para além e para o futuro estima-se que o ponto zero seja enfim alcançado. Quando isto ocorre, alerta-se para o caso de possível extinção desta espécie e medidas devem ser tomadas para que isso não ocorra, promovendo então uma diminuição nos números desse gráfico.
Os motivos que levam uma espécie à extinção são diversos. A caça é um bom exemplo de atividade que causa grande parte das extinções constatadas no Brasil. Quando os predadores “artificiais” invadem o meio para se usurpar da natureza destes animais; acabam se esquecendo que o que dali retiram dificilmente brotará novamente e, desse modo, contribuem para o desequilíbrio do ecossistema e da vida animal daquele local.
Principais causas da Extinção de Animais no Brasil
Além da caça, atividades agressivas ao solo como o desmatamento de florestas inteiras; cultivo indevido; aplicação de substâncias tóxicas ao ambiente; construções irregulares perto de áreas de proteção ambiental, dentre outros fatores, contribuem também e muito para a extinção de muitas espécies de animais no Brasil. Isso acontece, pois ao se comprometer o solo e tirar dele o que a natureza lhe tinha reservado, todo aquele ecossistema se abala e o equilíbrio que antes encontrávamos ali, tanto para a fauna como para a flora, será prejudicado, ocasionando a morte de muitas espécies; a migração destas e também a extinção.
No Brasil a legislação que garante punir esses criminosos, embora seja de alto rigor e muito bem escrita, muitas vezes não acaba