Cardio respiratório de repteis e anfíbios
O sistema circulatório é um sistema de transporte que carrega nutriente e oxigênio para todos os tecidos do corpo e remove resíduos (?*) e dióxido de carbono deles.
Este sistema contém quatro componentes: sangue, o meio de transporte; vasos vasculares e linfáticos, as redes de distribuição; e o coração, a bomba ou mecanismo de propulsão.
Sangue
O plasma do sangue anfíbio é um fluido incolor, que contem três tipos principais de células sanguíneas: eritrócitos, leucócitos e trombócitos. As células sanguíneas são geralmente nucleadas, embora nas salamandras um pequeno número careça de núcleo. Eritrócitos carregam oxigênio para os tecidos e recolhem dióxido de carbono dos mesmos; ambos os gases se afixam ao pigmento respiratório da hemoglobina. Eritrócitos variam em tamanho entre as espécies de anfíbios, mas, em geral, anfíbios tem os maiores eritrócitos relatado entre os vertebrados. Leucócitos consistem de uma variedade de tipos de células, a maioria envolvida em deveres de manutenção como remover detritos celulares e bactérias ou produzir anticorpos. Os trombócitos servem como agentes de coagulação. Apenas os eritrócitos limitam-se aos vasos vasculares; as outras células sanguíneas e o plasma escoam (ou vazam) pelas paredes das veias vasculares e banham as células de todos os tecidos. O plasma e as células entram novamente os vasos vasculares diretamente ou coletam nos vasos linfáticos que esvaziam no sistema vascular. O plasma sanguíneo é incolor ou quase incolor na maioria dos repteis. Algumas cobras (espécies: skink e cotaline) tem sangue verde ou verde-amarelado. Alem de sais, proteínas e outros compostos fisiológicos dissolvidos, o plasma transporta três tipos de células: eritrócitos, leucócitos e trombócitos, todas as quais tem núcleos em repteis.
Circulação Arterial e Venosa
Os vasos vasculares formam uma rede fechada de dutos que transportam o sangue. O sangue deixa o coração pelas artérias que se