A natureza do signo lingüístico
Para se verificar a construção do discurso persuasivo, é necessário reconhecer a organização e a natureza dos signos linguísticos. Afinal, é da inter-relação dos signos que se produz a frase, o período, o texto.
Todo signo possui dupla face: o significante e o significado.
Como acontece com a palavra
Ocorre que o significante e o significado são aspectos constitutivos de uma mesma unidade. Dizemos, pois, que a palavra maçã possui uma significação.
Significante (Ste) + Significado (Sdo) = Signifcação(Sção).
O que rege as relações entre o Ste e o Sdo é a convencionalidade
Signo e Ideologia:
A ideologia é o conjunto que representa normas, idéias e valores, com o intuito de impor o que se deve pensar, fazer e sentir, de forma que seja percebido como um parecer social que surge e não como algo imposto por determinado grupo de interesses. A ideologia se dá quando idéias e valores impostos por determinada classe são absorvidos a ponto de serem vistos como senso comum aceito por todos.
Exemplo: Um martelo outra função não possui, enquanto instrumento de trabalho, senão o de ser utilizado no processo produtivo. o mesmo instrumento posto em outra situação, num contexto em que passe a produzir idéias ou valores que estão situados fora de si mesmo, refletindo e refratando outra realidade, será convertido em signo.
O martelo e a foice que existiam na bandeira da ex-URSS produziam a idéia de que o Estado Soviético era construído pela aliança dos trabalhadores urbanos com os rurais. Assim, a bandeira dizia que a união dos operários com os camponeses tornava possível a existência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
A troca dos nomes
O uso do termo empregada doméstica ficou muito feio,e todos costumam associá-lo à exploração da mulher.Então usa - se atualmente o termo secretária do lar um modo mais gentil de se tratar a mesma profissional.No caso de trocar a palavra