Linguegem de cinema
Uma das varias formas de usar a linguagem do cinema
Por despertar as emoções e a vontade de falar, o cinema funciona como um trampolim para a expressão oral e escrita.
Recurso especialmente útil nas aulas de Língua Portuguesa, apresenta, assim como a literatura, as marcas temporais valorizadas nas narrativas (como o uso de advérbios e de diferentes tempos verbais) e facilita o ensino dos discursos direto e indireto.
Os filmes mudos, em especial, favorecem esse aprendizado. Tem dois tipos de discurso, uma vez que a narrativa lança mão do discurso direto para apresentar as falas dos personagens.
Para desenvolver um trabalho eficiente, é importante adotar algumas estratégias.
Roteiro
1 - Um bom PLANEJAMENTO na escolha do filme que deve levar em conta o repertório e as preferências dos alunos, mas deve-se extrapolar o que é conhecido, PROMOVENDO outras referências cinematográficas. Atenção
Vale se basear na realidade do aluno, mas não se limitar a ela
O professor não pode ter medo de ampliar horizontes, mesmo enfrentando a eventual resistência inicial dos estudantes. 2 - Definido o filme que será exibido, é preciso vê-lo antes do início do trabalho.
3 - Ler críticas, resumos e sinopses sobre a obra ajuda a enriquecer as discussões.
4 - O prazer de assistir a um filme e admirar as características da linguagem cinematográfica deve ser valorizado, mas é preciso deixar claro aos alunos que se trata de uma atividade escolar, que tem uma intencionalidade. 5 - Se o objetivo é escrever uma resenha, por exemplo, eles devem ser orientados a anotar partes do enredo que julguem interessantes durante a exibição.
6- Roda de conversa