lingua e linguegem
ENTENDO QUE A LINGUAGEM É UMA CAPACIDADE NATURAL DO SER HUMANO, TODOS NÓS JÁ NASCEMOS COM ELA E ELA PODE SER DEFINIDA EM VERBAL OU NÃO VERBAL.
A LINGUAGEM VERBAL É AQUELA QUE UTILIZA AS PALAVRAS DURANTE A COMUNICAÇÃO. EXEMPLO: A LETRA DE UMA MÚSICA E NÃO VERBAL QUE SÃO COMUNICADAS DE OUTRA MANEIRA, EXEMPLOS: A LINGUAGEM DE SINAIS, OS INSTRUMENTOS MUSICAIS, DENTRE OUTRAS. A LINGUAGEM TAMBÉM PODE SER FORMAL OU INFORMAL , DE ACORDO COM A SITUAÇÃO COMUNICATIVA.
A LÍNGUA É UM CONJUNTO DE PALAVRAS E EXPRESSÕES UTILIZADAS POR UM POVO, GERALMENTE INFLUENCIADO PELA CULTURA, HISTÓRIA E FATORES SOCIAIS DESTE E PODE SER APRESENTADA DE FORMA VERBAL OU ESCRITA.
CONSTRUÍDA A PARTIR DAS INFLUÊNCIAS QUE RECEBEMOS E É CONSIDERADA O NOSSO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO. UM EXEMPLO É UMA PESSOA QUE FALA PORTUGUÊS E MUDA COM SUA FAMÍLIA PARA UM LUGAR QUE SE FALA INGLÊS POR CAUSA DE UM NOVO EMPREGO. ELA CONTINUA FALANDO PORTUGUÊS POR CAUSA DA SUA FAMÍLIA PORÉM RECEBE INFLUÊNCIA DO INGLÊS POR CAUSA DO SEU TRABALHO E DE SUAS NECESSIDADES BÁSICAS COMO IR AO MERCADO, AO MÉDICO E ETC.
A ESTRUTURA DA LÍNGUA EXISTE, MAS GERALMENTE NÃO É A MESMA PARA TODA UMA COMUNIDADE. UMA PROVA DISSO SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE A FALA DA PESSOA QUE NASCE NO NORDESTE E OUTRA DA REGIÃO SUL.
CHAMA-SE NORMA CULTA O USO DE LINGUAGEM FORMAL E TAMBÉM HÁ A VARIAÇÃO DA FORMA FALADA COMA FORMA ESCRITA, SENDO QUE A FORMA FALADA É MAIS ESPONTÂNEA , JÁ NA ESCRITA PODEMOS VER QUE EXIGE UNIFORMIDADE PARA SE OBTER MAIOR CLAREZA.