aprumos e contenção de cavalos
Guanambi-Ba
Maço de 2013
Discentes:
Aprumos e contenção em equinos e bovinos
Trabalho apresentado à professora
Rosimira.
Da disciplina Int. Zootécnica.
Da classe 1AZ, turno vespertino.
Do curso tec. zootecnia.
Instituto Federal Baiano Campus Guanambi
2
Sumário
01- Introdução
pag.04
02- Métodos de contenção em equinos
pag.05
03-Método de aprumos em equinos
pag.06
04- Métodos de contenção em bovino
pag.07
05- Métodos de aprumos em bovino
pag.09
06- Aprumos traseiros ou dos membros posteriores
pag.10
07- Conclusão
pag.12
08-Referencial Bibliográfico
pag.13
3
Introdução
Este presente trabalho tem como objetivo informar quão grande a importância de se fazer a correção dos aprumos e contenção para o manejo e melhoramento dos equinos e ruminantes, sendo importante ressaltar seu papel na produção estética e reprodução.
4
Métodos de Contenção do equino
O sucesso do controle de um equino está no conhecimento de quando e como não usar os métodos para conter o animal. As personalidades individuais de cada cavalo determinam que tipo de contenção usar. É imperativo que se tenha sensibilidade para perceber se a reação negativa (que pode ter vários graus de violência) do cavalo é relacionada com medo, teimosia ou um pouco de cada, quando o problema é medo, a paciência ainda é a melhor abordagem e estes métodos podem ser deixados de lado.
A finalidade da contenção é a de se obter condições seguras para que as pessoas possam trabalhar com cavalos que pouco colaboram, principalmente quando se quer fazer um procedimento que o mesmo sinta algum incomodo. Existe uma grande parcela de procedimentos por vezes difíceis, que em certos animais podem refletir em reações perigosas: injeções, curativos, ferrageamento, embarque em veículos, são alguns exemplos onde se pode aplicar a prática.
O “cachimbo” é o método mais conhecido, que existe em