metodologi
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
METODOLOGIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
MARÇO/2014
DYANE STEPHANE RAMOS DE ARAÚJO SANTANA,
GILMAR RAMOS DA SILVA,
JOSECLEIDE NASCIMENTO,
MÁRCIA MARIA,
MÁRCIO MANOEL DA SILVA,
MARIA JOSÉ LAURENTINO,
NÉLIDA FREITAS,
MARIA ROSANA DA SILVA,
TALITA OLIVEIRA CAVALCANTE DE SOUSA.
MADELAINE LEININGER – TEORIA TRANSCULTURAL
Atividade avaliativa apresentada a Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA), como requisito parcial para aprovação na referida disciplina, referente ao quarto período, do curso de Bacharel em Enfermagem.
Professora: Osinez Barbosa de Oliveira
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
MARÇO/2014
INTRODUÇÃO
Para cuidarmos da saúde do ser humano, não devemos somente nos restringir aos conceitos de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. É importante conhecermos o contexto cultural, os valores, as crenças, os rituais e o modo de vida do indivíduo e de sua família. Portanto, o presente trabalho visa construir um Histórico de Enfermagem diante a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural (Teoria Transcultural). Mais precisamente, ressaltar o que é essa teoria e seus principais objetivos, destacar e enfatizar a biografia da teórica responsável por aprofundar seus conhecimentos ante a mencionada teoria, os metaparadigmas associados aos cuidados culturais e por fim a montagem de um histórico de enfermagem relacionado à Teoria Transcultural.
TEORIA TRANSCULTURAL
O conceito de cultura e sua relação com as crenças e práticas de cuidado em saúde do paciente e família ou parentes fornecem a base para a Enfermagem Transcultural.
A cultura é comumente definida como o conhecimento, crença, arte, moral, leis, costumes e quaisquer