Comportamento org
Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos*
Onésimo de Oliveira Cardoso**
S
UMÁRIO
: 1. Introdução; 2. Comunicação empresarial: defasagens e limi- tes; 3. Limites do esquema tradicio nal da comunicação; 4. Comunicação organizacional: uma nova dimensão; 5. Estratégia da organização e estraté- gia de comunicação; 6. Conclusão.
S
UMMARY
: 1. Introduction; 2. Business communication: anachronisms and limitations; 3. Limitations of the traditional communication scheme; 4. Orga- nizational communication: a new dimension; 5. Organization strategy and communication strate gy; 6. Conclusion.
P
ALAVRAS-CHAVE
: comunicação empresarial; comunicação organizacio- nal; fundamentos teóricos.
K
EY WORDS
: business communication; organizational communication; the- oretical foundations.
O papel da comunicação e da informaç ão no ambiente organizacional, sem dúvida, tem despertado o desenvolviment o de diferentes enfoques conceituais e teóricos. Todavia, a não-aplicabilidad e de processos comunicativos relevan- tes no ambiente das organizações, pr incipalmente em si tuações complexas, leva-nos a refletir sobre um novo conceito de comunicação organizacional.
Neste artigo, analisamos fundamentos teóricos da comunicação de Habermas e de Cohn e, principalmente, algumas contribuições do teórico da complexi- dade, Dominique Genelot, para o embasamento da comunicação organizacio- nal como um elemento estr atégico na realização dos objetivos e da intencio- nalidade das organizações, na tentativ a de superar os limites dos enfoques
* Artigo recebido em dez. 2005 e aceito em ago. 2006.
** Doutor em comunicação pela Universidade de Münster (Alemanha); professor adjunto da
FEA/PUC-São Paulo, Programa de Estudos Pós-Gr aduados em Administração; assessor da Pós-
Graduação e Pesquisa na Unicsul. Endereço: Rua Capote Valente, 1335/41 — CEP 05409-003,
São Paulo,