Resenha
Ana Paula Guedes, Sabrina Marconsini Sabino, Simony Marques da S. Gandini, Tatiane Moulin e Weliton Menário da Costa
Resenha: O papel do professor na promoção da aprendizagem significativa
Júlio César Furtado dos Santos
Durante séculos a escola adotou um modelo de ensino no qual o professor ensinava conceitos inquestionáveis e o aluno aprendia e reproduzia exatamente o que aprendeu.
Contrariando essa prática, surge a concepção sócioconstrutivista de conhecimento e propõe um novo modelo no qual o professor deixa de ser o detentor do saber e passa ser o facilitador da aprendizagem, tornando-se dessa forma a base da aprendizagem significativa.
Neste contexto, o educador desenvolve alguns comportamentos essenciais, tais como: 1. Parar de dar aulas: pois enquanto o professor esta ocupado nessa tarefa(dar aula), o aluno não faz nada. Então o professor não utiliza dar aula, e sim construir junto com o aluno o aprendizado, sendo o aluno o personagem principal nessa construção. 2. Parar de dar respostas: diante disso o professor para de dar respostas prontas e passa a provocar os alunos, considerando que é através da busca de soluções e do esforço que se aprende. 3. Procure novas formas de desafiar os alunos: pois dessa forma os alunos reconstruirão conceitos adquiridos, uma vez que problemas geram a necessidade da busca por respostas as que podem surgir através de algumas pesquisas (jornais, revistas, fotografias e outros) e esses novos conceitos são mais elaborados e significativos, e o aluno vê a importância de aprender. 4. Persiga a aprendizagem profunda: Despertar a curiosidade, garantindo que os alunos compreendam o significado daquilo que estudam, e relacionem o novo conhecimento ao anterior e as suas experiências pessoais, sendo um conhecimento lógico. 5. Pare de dar tantas instruções: as instruções são importantes, mas em muitas situações podem sufocar a autonomia do aluno,