Educação e tecnologia
O presente trabalho está dividido em dois momentos distintos: uma pesquisa de campo, pela qual foram coletados dados sobre uma escola estadual de Capinópolis que possui ensino fundamental a partir do 6º ano e ensino médio. O outro momento trata da elaboração de um projeto visando à utilização de tecnologias na educação.
Porém, os dois momentos são parcialmente ligados porque a pesquisa servirá para levantar dados sobre a diversidade de recursos tecnológicos existentes dentro da escola e seus usos pelos professores e alunos enquanto recursos didáticos. Já o projeto tratará de uma sugestão de ação em que esses recursos encontrados dentro da escola podem ser usados.
Dessa forma a pesquisa serve para abrir caminhos ao projeto, mas o resultado final dessa atividade é permitir que os alunos de pedagogia tenham parcialmente a compreensão de como uma escola está equipada e de como se pode aproveitar esses equipamentos para favorecer o ensino e a aprendizagem dentro de determinadas aulas.
PRIMEIRO MOMENTO: a pesquisa
Entre os recursos tecnológicos existentes na escola apareceram citados pela supervisora que respondeu ao questionário as seguintes tecnologias: câmera fotográfica digital, aparelhos portáteis de som com leitor de CD, televisor com leitor de DVD, internet com banda larga, mas o alcance para uso sem fio não cobre toda a escola, dois notebooks, um laboratório de informática (e destaca que às vezes falta uma pessoa especializada no assunto para auxiliar os professores e isso limita o uso do laboratório como recurso didático), um projetor multimídia, um telão para o projetor, biblioteca com livros diversificados, o sinal para a troca de horários e do recreio é dado automaticamente.
Ainda as respostas da supervisora informa que somente os alunos possuem acesso ao laboratório de informática, mas que a comunidade toda é beneficiada porque são oferecidos cursos sobre o sistema operacional Linux aos alunos que estão concluindo o ensino médio