trabalho
KOWARICK, Adriana
Graduação em Comunicação Social, habilitação em
Publicidade e Propaganda pela PUCRS; Técnicas de
Publicidade pela EADA/Barcelona; Mestrado em Ciência da
Comunicação, ênfase em Semiótica pela UNISINOS.
RESUMO
Este trabalho objetiva a análise do processo de produção de sentido realizado no trabalho cotidiano em agência de
Comunicação e a possibilidade de criatividade. A partir da definição da fundação do discurso da comunicação publicitária e de sua relação com o sistema do Marketing, proponho como condições de produção da escrita publicitária: a existência do sujeito produtor, das matérias significantes, e dos códigos do Marketing e dos tipos de mídias. O processo de produção é processo-base na elaboração das escritas publicitárias. O processo de criação ocorre ocasionalmente, sempre vinculado ao processo de produção, porque ambos articulam os mesmos elementos.
Diferenciam-se nos resultados, na possibilidade de leitura das escritas, na possibilidade de um espaço de fruição.
Palavras-chave: Propaganda. Criatividade. Produção de
Sentido.
Comunicação publicitária
2
1 INTRODUÇÃO
O processo de criação publicitário é, sem dúvida, um processo de produção de sentido: alguns sistemas de linguagem precisam interagir, ou melhor, são utilizados para a elaboração de uma peça de comunicação publicitária. Mesmo que esse processo ocorra, via de regra, em agências de Comunicação, essa clausura não implica em um isolamento. Ao contrário, o processo de criação publicitário está em relação com o mundo, pois a peça de comunicação ou texto publicitário deve, depois de finalizada, produzir um sentido em um mercado-alvo previamente escolhido.
Por outro lado, o processo de criação publicitário é uma parte do discurso da comunicação publicitária. Um discurso é um conjunto textual com uma certa abordagem1 [1] .E o que define um discurso é o conjunto de textos e práticas textuais que vinculam um mesmo