Do luto luta
Documentário: Do luto à luta
No presente documentário podem ser observadas as reações dos pais aos receberem a notícia de que seus filhos possuem Síndrome de Down, entre elas pode-se citar:
Fases do luto
Negação
Um pai, quando recebeu a notícia do médico diz: “O que é? Você tá de sacanagem comigo!”. Ademais, outros discursos que trazem a negação: “A primeira tendência é falar assim: não é possível, não é verdade... Então, até de fato você chegar fazer o exame de sangue, ter uma resposta da tecnologia, uma resposta mais cientificamente comprovada você fica ali, mas, se tem 0,5% de chance de não ser, vai ver que não é... entendeu? A gente quer o tempo acreditar que não seja”.
Raiva
“Eu não aceitei, sou homem suficiente pra falar isso e até hoje eu tenho raiva de mim mesmo por não ter aceitado”.
“Olha o que Deus fez comigo e com o Marco, na hora da minha raiva”.
Depressão
Na cena em que aparecem filha e mãe conversando em uma mesa, podem-se observar indícios de depressão através do seguinte diálogo:
Filha: Mãe, tudo bem?/ Mãe: Não. Eu “tô” triste./ Filha: Por quê?/ Mãe: Eu não sei.
Aceitação
Após certo tempo, os pais muitas vezes dizem aceitar a Síndrome de Down. “Depois de um tempo, eu imagino que isso aconteça com alguns pais também eu acho ótimo assim, eu prefiro, eu já pensei muitas vezes comigo mesmo, coloquei na balança essa coisa, mas como é que seria eu pai de uma criança normal? Falei ah não, não troco assim... é impensável essa coisa hoje”.
“Eu acho que eu não tive nenhuma rejeição e minha primeira reação foi falar pro meu marido que isso sirva de motivo de união pra gente”.
“Eu encarei com muita naturalidade, eu assumi realmente, eu não tinha menor conhecimento do que era ter um filho Down, mas o que falou mais alto foi a paternidade, é meu filho”.
“Hoje ela com dez anos, eu comecei a ver alguns anos atrás que na verdade é um privilégio”.
Choque
Em certo momento, uma mãe diz: “Eu convivi com a