Obesidade
http://www.fsg.br/
RELAÇÃO DO ESTILO DE VIDA DO ADOLESCENTE COM A OBESIDADE
Bruna Fuhr Marchesini¹, Carla Menezes1, Lukas Pivetta Brambilla1.
1Acadêmicos de Fisioterapia na Faculdade da Serra Gaúcha.
Ms. Natalia Pagnussat
Resumo: O estilo de vida pode determinar consequências físicas e comportamentais nas pessoas, ou seja, dependendo do estilo de vida que é adotado por uma pessoa, esse comportamento pode desencadear doenças graves como obesidade, doenças cardíacas, diabetes. No caso do adolescente, quanto antes optar por um estilo de vida saudável, menores será as chances de desenvolver doenças. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica sobre a relação do estilo de vida dos adolescentes com a obesidade, abordar as possíveis complicações para a saúde do adolescente, identificar quais intervenções podem ser utilizadas para a eficácia das mudanças de estilo de vida para o tratamento da obesidade. Métodos: Realizaram-se pesquisas através da consulta em bancos de dados bibliográficos computadorizados, incluindo sites do Ministério da Saúde, POF, IBGE e Previdência Social. Resultados: Foram encontrados 50 artigos, dos quais por critérios de exclusão foram utilizados somente 15. Conclusão: O crescente aumento da obesidade e a sua associação com comorbidades influem diretamente no bem-estar físico, emocional e psicossocial, com impacto significativo sobre o declínio da qualidade de vida.
Palavras-chave: Obesidade, adolescência, causas, fatores, potencialidade, depressão, riscos, melhora, hábitos de vida, hábitos alimentares e reeducação alimentar.
INTRODUÇÃO A obesidade é uma doença causada pelo excesso de gordura no organismo, sendo considerada como um problema de saúde pública devida à sua alta incidência na população mundial (Tavares et al., 2010). Trata-se de uma doença complexa, multifatorial estando associada ao desenvolvimento de graves doenças, variam do risco aumentado de morte prematura a graves