Linguagens Regionais
Linguagens Regionais
São sinônimos, gírias, sotaques e ênfase em vogais e consoantes, de algumas palavras não comumente empregadas em outras regiões, mas de fácil entendimento em todo Território Nacional.
Pode-se dizer que LINGUAGEM REGIONAL é o conjunto de características de uma língua - vocabulário próprio do lugar, pronúncia, sintaxe - que tornam o falante de uma dada região identificável a partir de seu discurso.
LINGUAGEM REGIONAL não é erro ou defeito, nem indica superioridade de uns ou inferioridade de outros. São fenômenos que acontecem em qualquer língua e fazem parte da riqueza cultural de um país e de um idioma.
ASSALTANTE MINEIRO
"Ô sô, prestenção. Issé um assarto, uai! Levantus braçu e fiketin quié mióprucê. Esse trem na minha mão tá chein di bala... Mió passá logo os trocadoque eu num to bão hoje. Vai andano, uai ! Xispa daqui!!! Tá esperanuquê,sô?!"
ASSALTANTE BAIANO
"Ô meu rei... (pausa). Isso é um assalto... (longa pausa). Levanta os braçosmas não se avexe não... (outra pausa) Se num quiser nem precisa levantar,pra num ficar cansado. Vai passando a grana, bem devagarinho (pausa prapausa). Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muitopesado. Não esquenta meu irmãozinho, (pausa). Vou deixar teu documentos naencruzilhada."
ASSALTANTE CARIOCA
"Aí, perdeu, mermão! Seguiiiinnte, bichxu. Isso é um assalto, sacô? Passa agrana e levanta usch braço rapá... Não méchxi que eu te passo o cerol....Vai andando vira a isssquina e se olhar pra tráiiss vira presunto..."
ASSALTANTE PAULISTA
"Isto é um assalto! Erga os braços! Porra, meu..Passa logo a grana, meu.Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pru jogo doCorintias, meu ...Pô, agora se manda, meu, vai... Vai.."
ASSALTANTE GAÚCHO
"Bah gurí, ficas atento... Isso é um assalto. Levanta os braços e te aquietatchê !Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbariiidaaade,tchê. Passa as pilas prá cá ! Tri-legal!