Linguagem
1- Ler textos não-verbais, em diferentes suportes
Para se comunicar, o ser humano utiliza a palavra (oral ou escrita), mas também outros signos que servem ao propósito de produzir textos e disseminar ideias. Assim, o texto não-verbal é todo aquele que utiliza outros códigos que não sejam a palavra na emissão de mensagens, cabendo ao leitor a produção de sentido para imagens, sons, cheiros, gestos, expressões faciais, símbolos, sinais de trânsito, fotografias, ilustrações, mapas, gráficos, etc. Para ler as mensagens presentes nesse tipo de texto é necessário considerar a cor, a forma, o movimento, a organização dos códigos, etc.
As atividades para o ensino deste tipo de leitura devem estar inseridas no dia-a- dia da escola. Para tanto, poderão ser realizadas leituras diversas:
1) ler expressões faciais nos “emotions”, identificando as emoções - alegria, dúvida, tristeza, surpresa, sono, choro, raiva, etc. Como a imagem tem poucos traços é importante chamar a atenção das crianças para a forma e posição da boca, dos olhos e sobrancelhas. As crianças podem ser convidadas a produzir os seus “emotions” e a experimentar essa forma de linguagem que tem sido muito utilizada nos ambientes virtuais e em mensagens de texto no celular. Abaixo, a figura mostra a utilização de sinais de pontuação para produzir signos e comunicar ideias e sentimentos. FONTE: http://images.br.sftcdn.net/blog/br/2011/07/Emoticons-Populares.png; https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTMcZeh3oawTUxre88CIKz7lvFrvS7EOiwu_DIeHsdWhJ79x1gG
Na sociedade em que vivemos devemos estar atentos às múltiplas possibilidades de comunicação, que se ampliam a cada dia, em especial a partir das novas tecnologias de comunicação e informação, que nos oferecem um amplo repertório de signos.
2) ler as imagens que ilustram os textos nos livros didáticos ou nas obras literárias, explorando as cores, as formas, as figuras, os traços produzidos pelo