Relações económicas com o exterior e competitividade das empresas
Índice
Introdução
Relações económicas com o Exterior
Glossário:
O Comércio Internacional integra a informação estatística relativa às trocas comerciais de bens com a União Europeia e os Países Terceiros. No que se refere ao comércio com a União Europeia, são produzidas estimativas para as não respostas assim como para as empresas que se encontram abaixo dos limiares de assimilação, que isentam da obrigatoriedade de prestações da informação um conjunto significativo de empresas.
Taxa de variação mensal – A variação mensal compara o nível entre os meses consecutivos. Embora seja um indicador que permite um acompanhamento corrente da evolução de cada variável, o valor desta taxa de variação é particularmente influenciado por efeitos de natureza sazonal e outros mais específicos localizados nuns (ou em ambos) os meses comparados.
Taxa de variação homóloga – A variação homóloga compara o nível de cada variável entre o período corrente e o mesmo período do ano anterior. A evolução desta taxa de variação está menos sujeita a oscilações de natureza sazonal podendo, no entanto, ser influenciada por este tipo de efeitos localizados num período específico.
Comércio Extracomunitário – Exportação de mercadorias de Portugal para países terceiros e/ou importação por Portugal de mercadorias com origem em países terceiros.
Comércio Intracomunitário – Expedição e/ou chegada de mercadorias transaccionadas entre Portugal e os restantes Estados-membros da União Europeia.
Comércio Internacional - Saídas aumentaram 16,2% e Entradas 8,8%
No período de Fevereiro a Abril de 2011, as saídas de bens registaram face ao período homólogo (Fevereiro a Abril de 2010) um aumento de 16,2% e as entradas de 8,8%, determinando um desagravamento do défice de balança comercial em 248,3 milhões de euros.
No trimestre terminado em Abril de 2011, as saídas de bens registaram um aumento de 16,2% e as