Linguagem e ensino da matemática e ciências naturais
UNIDERP
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Laboratório de Práticas Integradas
Didática, Currículo e Programas
Marília
16/10/10
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
UNIDERP
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Disciplina
Linguagem e Ensino da Matemática e Ciências Naturais
Laboratório de Práticas Integradas
Marília
16/10/10
1. OBJETIVO O presente laboratório tem a intenção de integrar os conteúdos trabalhados na Unidades Temáticas Linguagem e Ensino da Matemática e Ciências Naturais. 1. 2. INTRODUÇÃO
Galileu Galilei, a muito tempo atrás, percebeu a importância da integração das áreas do conhecimento. Hoje, bem sabemos que essa integração é extremamente essencial na busca de uma melhor compreensão do conteúdo abordado.
A matemática envolve uma permanente procura da verdade; a ciência é uma investigação racional ou estudo da natureza direcionado à descoberta da verdade. Assim, a articulação entre as disciplinas está presente na educação com o intuito de auxiliar na desfragmentação do conhecimento escolar, com uma interligação definida, favorecendo aos alunos uma maneira mais fácil de visualização dos processos pedagógicos. Há vários assuntos dentro da disciplina Ciências Naturais que em conjunto com a Matemática fica muito mais fácil de compreender.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao longo de suas páginas, descrevem em determinados pontos a importância do referido assunto:
“Em Ciências Naturais são procedimentos fundamentais aqueles que permitem a investigação, a comunicação e o debate de fatos e idéias. A observação, a experimentação, a comparação (...), a organização de informações por meio de desenhos, tabelas, gráficos (...) e a solução de problemas, são diferentes procedimentos que possibilitam a aprendizagem.”
“A compreensão integrada dos fenômenos naturais, uma perspectiva interdisciplinar, depende do estabelecimento de vínculos conceituais entre as diferentes