A matematica na fisica
LICENCIATURA EM FÍSICA
Patricia Karine Piotroski
FÍSICA PARA CIÊNCIAS – A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO FÍSICO.
A matemática como linguagem estruturante do pensamento físico
A ciência física em seus estudos busca entender e explicar a ocorrência dos mais variados fenômenos naturais que ocorrem constantemente, no entanto, assim como as outras ciências, ela não trabalha sozinha. A física se relaciona com várias outras áreas do conhecimento humano, entre elas a química e a matemática, porém a relação entre a física e a matemática é bem mais estreita e que possibilita assim dizer que a física não vive sem a matemática.
A matemática está alojada de forma definitiva no seio da Física. Nos livros e artigos vê-se que a matemática recheia o discurso físico por meio de funções, equações, gráficos, vetores, entre outros.
Paty (2000) aborda que o aprofundamento do conhecimento matemático, em particular daquele utilizado na organização de problemas físicos, alarga a racionalidade humana.
No ensino da física, a matemática é muitas vezes considerada como a grande responsável pelo fracasso escolar. É comum professores alegarem que seus alunos não entendem física devido à fragilidade de seus conhecimentos matemáticos. Para muitos, uma boa base matemática nos anos que antecedem o ensino de física é garantia de sucesso no aprendizado.
Os currículos de Física no nível superior refletem esta preocupação dando ênfase à formação matemática nas fases iniciais do curso.
Porém, como a matemática deve ser ensinada quando se pretende utilizá-la nas aulas de física? Na educação básica ou no ensino superior, muitos professores acreditam que a matemática é um dos fatores responsáveis pelo bom aprendizado nas aulas de física. Os próprios alunos acreditam que saber matemática é fator determinante para superar as dificuldades específicas da física.