Linguagem escrita
O desenvolvimento da linguagem
Com o desenvolvimento natural de sua capacidade cognitiva, e na busca pela sobrevivência, o homem viu-se obrigado a unir-se a outros da mesma espécie, criando pequenas comunidades nômades que, por necessidade, estabeleciam uma interação, uma comunicação, entre eles.
No início, todos os recursos imaginativos e criativos eram usados, a fim de se fazer entender pelos outros.
Os fatos de interesse – o resultado da caça ou da pesca, a aproximação de inimigos; eram transmitidos e interpretados com regularidade e frequência.
O Surgimento do Alfabeto
O desenvolvimento da linguagem
Os gestos e as atitudes predominavam no princípio da comunicação; a linguagem oral pouco ajudava no entendimento das mensagens entre os indivíduos. Mas, com o passar do tempo, foi-se estabelecendo um código de sons e seus significados comuns a determinado grupo, facilmente interpretados pelos demais.
Importante é entender que, com esses informes, a comunidade tomava essa ou aquela providência – uma mudança de comportamento advinda da comunicação.
O Surgimento do Alfabeto
O desenvolvimento da linguagem
Cena do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço
(2001: A Space Odyssey | 1968. Diretor: Stanley Kubrick)
O Surgimento do Alfabeto
A revolução da linguagem
O desenvolvimento dos primeiros desenhos e da pintura deu início a um outro processo de comunicação, no qual o homem não seria mais diretamente vinculado à mensagem.
Utilizando-se do meio: barro, pedras, cascas de árvores; o homem passou a registrar os fatos, que ali ficavam, para serem depois interpretados, sem que houvesse a necessidade da presença do autor. Isso ampliou a possibilidade de comunicação, não só entre os componentes dos grupos humanos primitivos, mas entre eles e os outros grupos, e entre esses e as futuras gerações.
O Surgimento do Alfabeto
A linguagem escrita
Os primeiros registros feitos pelo homem para