Linguagem Escrita
No ensino fundamental a proposta pelos PCN contém todos os conteúdos de língua portuguesa que estão sintonizados com as novas tendências dos estudos linguísticos para o aprendizado da língua materna, oferecem as diretrizes necessárias a composição do currículo de acordo com a realidade de cada escola.
Na construção do conhecimento do aluo a língua portuguesa entra como um instrumento principal, ela deve ser levada expansão das possibilidades do uso de uma língua porém já conhecida e dominada em sua variedade oral. A escola é responsável por ensinar a língua padrão, como falar, como escrever, ler, seguindo sempre as normas dos PCN em dois eixos. Por exemplo tanto a língua oral quanto a língua escrita no conteúdo da língua materna é feita a analise de usos e formas. Ao organizar os conteúdos de acordo com o PCN é de extrema importância que os professores investiguem o que aluno tem o conhecimento em relação ao conteúdo que ira ser trabalhado, ter uma base do que o aluno desenvolveu nas atividades, se teve autonomia ao conteúdo dado em sala de aula , se compreendeu.
Na apresentação dos conteúdos escolares cabe ao professor refletir sobre a realidade da escola, de cada aluno, levar em consideração as diferenças sócias, culturais e econômicas; Então o professor tomara decisão sobre os conteúdos de acordo com a realidade de cada aluno. Os PCN destacam a língua oral como conteúdo escolar, o professor deve levar em consideração a bagagem que o aluno trás, em seu meio, porém trabalhar em grupos os conteúdos de língua portuguesa as crianças desenvolvem sua oralidade e são preparadas expor seus trabalhos e certamente vão se aperfeiçoando seu conhecimento sobre o conteúdo.
A comunicação oral é muito importante no nosso meio, temos alguns tipos de comunicação como por exemplo o dialogo dois interlocutores, quem fala quer ser compreendido e quem ouve decidi se quer ouvir e compreender, porém um emissor e o outro receptor;