Linguagem escrita
A prática alfabetizadora deve levar a criança ao mundo letrado através do acesso a diferentes formas de leitura e de escrita, ampliando seus saberes lingüísticos a partir do uso reflexivo da língua nas variadas situações de seu funcionamento.
A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança, e, na maioria das vezes, é efetuada explicitamente pelos pais através de instruções verbais durante atividades diárias, assim como através de histórias que expressam valores culturais.
Quanto mais cedo à criança se envolve nas relações sociais, mais benefícios obterá a curto ou longo prazo, tendo em vista as experiências e aprendizagens que resultam de tais interações.
Na aquisição da linguagem, o método como se desenvolve a língua, como se adquire as primeiras palavras, a fala, enfim, é tudo um processo, embora natural, é longo e difícil.
Neste estudo, o nosso objetivo é abordar a concepção de ensino de
Língua Portuguesa que contempla o texto. Relatamos como professores trabalham com textos, mostrando, assim, como os docentes desenvolvem o aprendizado dos alunos, se destacada esta vertente.
Abordaremos ainda, a questão da linguagem, ou seja, a distinção entre linguagem falada e a